Sobre o exame

Sobre o Exame Unificado de Química.

O Exame Unificado de Química  (EUQ) é um exame de conhecimentos gerais em química realizado duas vezes por ano, por meio de edições, com o objetivo de avaliar os conhecimentos gerais em química dos candidatos ao ingresso em programas de pós-graduação em química.
Certificados são emitidos com a nota do candidato para serem utilizados pelos programas de Pós-Graduação em Química que em seus editais de seleção preverem a sua utilização.
O EUQ não aprova e não ranqueia os candidatos que fizerem a prova. Cada PPG-Química tem autonomia para utilizar o certificado como um dos requisitos em seus editais de seleção da forma como melhor atender os seus objetivos.
As edições do EUQ serão divulgadas por meio de e-mail para aqueles que estiverem cadastrados no seu site (http://euq.sbq.org.br) e nas redes sociais.
Os exames são realizados de forma remota em data prevista na edição por meio da Plataforma TestWe.

Recursos necessários para a realização da prova:

O exame inclui a Tabela Periódica e outras informações necessárias para sua realização. Será permitido o uso de uma folha de rascunho (papel A4, em branco, que deverá ser mostrado para a câmera antes do início do exame). O exame é realizado com aplicativo de computador TestWe que permite a utilização de computador exclusivamente para o exame. Outros aplicativos do computador ficam bloqueados durante a realização do exame. É obrigatório que o computador tenha uma câmera e microfone em bom funcionamento. O exame tem 4 horas de duração, incluindo o tempo para o envio do exame respondido. O envio do exame respondido é feito automaticamente.

Os candidatos recebem um e-mail de Boas-Vindas da TestWe uma semana antes do dia da realização dos exames. Será enviado um manual explicando a utilização do aplicativo TestWe. Um teste técnico obrigatório estará disponível para o candidato testar o dispositivo (câmera e áudio) e se familiarizar com o aplicativo.

Para a realização do exame on-line de conhecimentos de química, o candidato deverá:

a) providenciar local adequado e certificar-se que seu dispositivo eletrônico (computador) atende aos seguintes requisitos técnicos básicos: sistema operacional OS X 12 ou Windows 7 ou versão superior;
b) que seu dispositivo eletrônico (computador) tenha capacidade de processamento de dados igual ou superior à capacidade de um processador Intel core i3;
c) que seu dispositivo eletrônico (computador) tenha capacidade de memória aleatória (RAM) de no mínimo 4 Gb (8 Gb recomendados);
d) que seu dispositivo eletrônico (computador) tenha espaço em disco de no mínimo 1 Gb;
e) que seu dispositivo eletrônico (computador) tenha webcam externa ou integrada e permissão de administrador para a instalação do aplicativo de segurança.

É de responsabilidade dos(as) candidatos(as) providenciar serviço de conexão com a internet com velocidade mínima de 2 Mbps (megabits por segundo).

O candidato é integralmente responsável pela garantia da qualidade de conexão via internet para a realização do exame de conhecimentos, com a plataforma que será utilizada para a realização do exame. Caso o candidato não consiga realizar ou finalizar esse exame devido a problemas técnicos externos, que comprometam a conexão do dispositivo do candidato durante o exame, não será aplicada um novo exame de conhecimentos.