História

O Histórico da elaboração do EUQ será narrado em etapas:

- O Exame Unificado de Química (EUQ) é uma ideia que sempre circulou na comunidade acadêmica da área de química, inspirada em iniciativas de outras áreas do conhecimento.
- Durante a Reunião Anual da SBQ de Foz do Iguaçu em 2018, o workshop da Pós-Graduação em Química teve, entre outros temas, a proposta de realização do EUQ. Na ocasião, alguns coordenadores de Pós-Graduação em Química (PPGQs) foram favoráveis à concepção e realização do EUQ.
- Conversas informais foram realizadas com coordenadores de vários PPGQs, principalmente de São Paulo, por iniciativa do IQSC-USP. Os Professores Luiz Vitor de Souza Filho e Tito Bonagamba do IFSC/USP foram convidados para apresentar a experiencia do Exame Unificado de Física (EUF) em reuniões realizadas no IQSC-USP.
- Durante a reunião de avaliação de meio termo das PPGs-Q pela CAPES em Brasília (julho/2019), foram feitas conversas sobre a possível elaboração do EUQ.
- Em agosto/2019 foi realizado seminário pelo Prof. Vitor de Souza (IFSC-USP) sobre o EUF a convite do Prof. Roberto Berlinck, com a presença dos Professores Márcio Paixão do DQ-UFSCar, Nelson Morgon (UNICAMP), Adalgisa Andrade (FFCLRP-USP), Janaina Garcia (UFABC), Arnaldo Cardoso (IQ-UNESP-Araraquara), Liane Rossi (IQ-USP), Sergio Ambrosio (UNIFRAN) e Helio Duarte (UFMG).
- Em outubro/2019, o Prof. Roberto Berlinck propõe processo de conversa informal sobre realizar um 1º Exame Unificado de Química, convidando outros PPGs que tinham manifestado interesse na Prova Unificada de Química.
- Em Julho/2020, o Professor Marcos César de Oliveira do Instituto de Física “Gleb Wataglin” da UNICAMP, então Coordenador do Exame Unificado de Física (EUF), seminário sobre o EUF para os coordenadores e representantes dos seguintes PPGs: IQSC/USP, IQ/USP, FFCLRP/USP, UNICAMP, UFABC, UNESP-Araraquara, UNESP/São José do Rio Preto, UNIFRAN e UFMG.
- Em 18 de setembro/2020 foi realizada reunião com participação dos seguintes PPGs: IQSC-USP, IQ-USP, UNICAMP, IQ-UNESP/Araraquara, IBILCE-UNESP/São José do Rio Preto, UFABC, FFCLRP-USP-Ribeirão Preto, DQ-UFSCar, UNIFRAN e UFMG. Todos os coordenadores concordaram em levar aos seus respectivos colegiados sobre a proposta do Exame Unificado de Química, para a continuidade dos trabalhos.
- De outubro/2020 até abril/2022 foram realizadas cerca de 10 reuniões da comissão composta pelos coordenadores das 8 PPGs envolvidas para a organização e realização do EUQ.
- A Secretaria Regional do Interior Paulista “Waldemar Saffioti” da SBQ atuou na gestão administrativa do EUQ (recebimento das inscrições e pagamento dos custos), sob a coordenação dos Professores Roberto Berlinck e Fabiola M. V. Pereira, tesoureira da secretaria regional do interior paulista da SBQ.
- Foram realizados esforços, em uma força-tarefa conjunta, pelos PPGQs participantes para divulgar o EUQ nas redes sociais, lista de e-mails e páginas na internet.
- O 1º EUQ foi realizado no dia 26 de junho de 2022 com a participação expressiva de 486 candidatos. A prova foi aplicada de forma remota, por meio da Plataforma TestWe, com 45 questões, das quais 9 foram questões abertas (discursivas) e 36 de múltipla escolha.
- Durante a 45ª Reunião Anual da SBQ em Maceió, deu-se continuidade à iniciativa da Sociedade Brasileira de Química passar a conduzir o EUQ. Estas tratativas foram iniciadas na gestão do Presidente Romeu Cardozo Rocha Filho (UFSCar) e continuadas na atual gestão da Presidenta Shirley Nakagaki Bastos.
- Em agosto de 2022 o Prof. Hélio A. Duarte (UFMG) assumiu a coordenação do EUQ com o objetivo de estabelecer um Regimento Interno para o EUQ e fazer a intermediação com a Diretoria e Conselho da SBQ, para que esta assuma a condução da EUQ.
- A data da 2ª edição do EUQ (2023/1) ficou estabelecida para 15 de janeiro de 2023.